Suspensão e Freios

 

Importância De Revisar a Suspensão

Especialistas indicam que depois do motor a peça mais cara para se concertada está na suspensão. Por esse motivo que o máximo de cuidado se faz necessário em termos de revisão. Motoristas apenas podem se sentir confortados e seguros ao dirigir quando o componente está em perfeitas condições de uso. Sem a suspensão os veículos não trafegariam de forma constante, mas quicando na via.

Não se pode ignorar o fato de que veículos táxis ou que estão acostumados a receber alta quantidade de peso precisam de revisão periódica além dos modelos de automotivos tradicionais. Com o tempo e excesso de bagagem a suspensão perde a capacidade de absorver os impactos.

De acordo com os principais especialistas quando a suspensão está em perfeitas condições de uso existe maior possibilidade para compensar as irregularidades que existe na via, de forma principal quando se trata do trânsito brasileiro, repleto de buracos na pista. As ondulações também podem ser ultrapassadas sem que ninguém do veículo tenha a sensação de estar em um tobogã.

Quais Principais Recomendações Para Manter a Suspensão?

Em termos práticos no momento de revisar as suspensões existe a necessidade de notar se as peças no geral estão em prefeitas condições. Qualquer sinal de desgaste requer a trica imediata do componente. Para diminuir o desgaste na peça, especialistas indicam trafega com cuidado e de forma compatível com as condições da pista. Outro ponto a se considerar está em jamais exceder o peso máximo do veículo. A informação da máxima está encontrada no manual dos proprietários. Caso não tenha o documento, procure em formato PDF na internet, visto que os fabricantes e as montadoras possuem o costume de dispor do download de forma grátis.

Quais Principais Sinais à Troca Da Suspensão?

Quando acontecer o primeiro sinal existe a necessidade de seguir diretamente para oficina de confiança e especialista em trabalhar com suspensão. Grande parte dos especialistas indica que o principal ponto de desgaste se encontra nos ruídos estranhos, de forma principal ao desempenhar curvas sem pisar no freio.

Em termos práticos o momento da curva pode ser elementar no sentido de demonstrar que a suspensão se encontra com problemas não apenas por causa dos ruídos estranhos como também quando os veículos modificam o comportamento e não respondem de forma precisa as ações de motoristas ao virar o volante.

Outro ponto que não pode ser ignorado em termos de necessidade da revisão em suspensão está no fato de o carro balançar além do normal, como se tivesse a sensação de estar em uma montanha-russa. Fique com os olhos atentos aos pneus, se existir desgaste irregular, então pode representar sinal de problemas no componente, assim como nos momentos de sinais dos vazamentos de óleo, seja no solo da garagem ou nos amortecedores que fazem parte do conjunto.

Freios 

O sistema de frenagem é dividido entre dianteiro e traseiro - ambos são acionados através de pressão de óleo. Alguns modelos possuem sistema antitravamento chamado de ABS, enquanto outros possuem controle equalizado de pressão. Basicamente, a função do freio tem por objetivo executar uma frenagem segura parando o veiculo no espaço mais curto possível. Os dianteiros são compostos por um disco e duas pastilhas em cada roda. O disco gira junto com a roda, enquanto as pastilhas ficam fixas no sistema. Ao pisar no pedal para parar, as pastilhas ?mordem? os discos impedindo que eles girem e, consequentemente, impedindo que as rodas girem também. 

Confira aqui alguns cuidados que você deve ter com os freios de seu carro:

  • Ruídos ao frear são sintomas de desgaste das pastilhas e dos discos. Se ouvir este tipo de barulho, leve o carro ao seu mecânico para verificar o nível de desgaste.
  • Outro sinal de que existe algo errado é quando, ao pressionar o pedal de freio, você sente ele trepidar na sola de seu sapato. Este é um sintoma de que seus discos possam estar empenados.
  •  Quando a luz do freio ascender no painel, não vá ao posto de combustíveis completar o óleo de freio! Nível baixo pode ter dois significados: ou o sistema está com algum vazamento ou está na hora de substituir as pastilhas. Se você fizer isso, o óleo de irá mascarar o problema.
  • Quando for descer a serra procure ir com o carro engrenado. Desta maneia você irá aliviar o sistema de frenagem. Geralmente os empenamentos dos discos ocorrem quando o motorista usa o freio em excesso, o que causa um superaquecimento dos discos. Qualquer fio de água que encontre na estrada nesta situação pode causar um choque térmico, ocasionado o empenamento.
  • Substitua o óleo de freio a cada 20 mil quilômetros. Este procedimento prolongará a vida útil do sistema.
  • Você deve revisar o sistema a cada 10 mil km. Não economize nem protele a manutenção do sistema de freios. Seus amigos e familiares agradecem!